quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Espiritualidade do Ministério de Musica

 Luciani dos Reis Sá – Coord. MMA Campanha

Quando falamos de espiritualidade, pensamos logo no ministério de Intercessão ou de Oração por cura e Libertação. E por que não no Ministério de Música? Porque preocupamos com técnica (que é importante), mas esquecemos do essencial “A ESPIRITUALIDADE”, que, portanto vai além da Missa e do Grupo de Oração.
 
Então, o que é espiritualidade? É aquilo que produz uma mudança interior, é um estilo de vida, vivido no dia-a-dia. Ela não é uma parte da vida, mas a vida inteira, guiada pelo Espírito de Jesus. Na Bíblia não encontramos esta palavra, e sim Espírito. Relata na Palavra que Jesus deixava ser conduzido pelo Espírito do Pai, no cotidiano de sua vida e nos momentos das grandes decisões. Aqui está o segredo para uma bela espiritualidade na vivência do ministro: deixar-se conduzir pelo Espírito Santo e não pela vontade própria.
 
         Para obter espiritualidade, o primeiro passo é querer viver na ação do Espírito Santo, assim vamos entender logo que o contínuo exercício da espiritualidade é a busca de um Deus que nos busca. É o encontro com quem, por amar sem medidas, não cessa de nos buscar. Esse Deus que nos busca deseja ser procurado, pois a primeira vocação é estar em intimidade com Ele. Assim foi na vida dos discípulos, chamou para ficar em sua companhia e depois enviou a pregar com poder de expulsar demônios (Mc 3,13).
 
Sendo chamado a servir nesse ministério em nossos grupos de oração, é preciso a busca sincera de uma vida totalmente espiritual, que vamos adquirindo na intimidade com o grande Maestro (Deus). Nossos grupos de oração merecem o melhor de nós.       
Em nossa Igreja encontramos artistas cristãos que têm perdido o sentido real dos sacramentos e o sentido da intimidade com Cristo. Para muitos, esse estilo de vida é somente para quem vive em comunidade, consagrados e etc. 
 
Mas esse chamado é também para nós, que atuamos no grupo de oração, e questionamos muitas vezes por que as nossas ovelhas tem se dispersado, porque nos falta essa espiritualidade, que é uma ponte que aproxima as ovelhas ao verdadeiro Pastor. O Pastor usa nosso talento para que elas se aproximem da fonte, mas temos enterrado nosso talento quando não temos intimidade com Deus, pois sem intimidade estamos dispersando as ovelhas e corremos o risco de falar de Deus a multidões e sermos desclassificados (I Cor 9,27). Não espere para começar amanhã ou na próxima reunião de ministério. Essa busca tem que partir de cada um, seja uma vela que ilumina, ou seja, o exemplo dessa nova aliança com o Senhor.
 
Como viver intensamente essa espiritualidade em nosso dia, senão na busca da Palavra de Deus! SABEMOS QUE QUANDO A MÚSICA BROTA DA PALAVRA DO SENHOR, ELA TEM UMA EFICÁCIA SOBRENATURAL. É condição indispensável o conhecimento profundo da Palavra. Do contrário, como vamos anunciar uma mensagem cujo conteúdo e espírito não conhecemos a fundo? Como ministros de música, ou melhor, como filhos de Deus, temos que fundamentar toda nossa vida na rocha da Palavra de Deus. O ministro fundamentado, assim na rocha da Palavra, sente-se impulsionado em levar a boa nova a todos necessitados do amor de Deus.
 
Nessa procura incansável pela palavra, ela nos remete a uma vida de ORAÇÃO, pois orar é uma ordem, um mandamento do Senhor. Sem oração, nenhum de nós fica de pé espiritualmente e ninguém consegue fazer a vontade de Deus. “A oração é necessária”, disse o santo, “não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus.”
 
Deixemos também, que a música brote da oração, pois Deus quer nos dar os acordes certos, ao contrário perderão o tom. Não busque fora de Deus, porque só Ele tem a inspiração para o novo da sua canção. Então, comecemos resgatar nosso primeiro amor HOJE, buscando na verdadeira fonte de um músico católico, que é a leitura orante, oração do terço, confissão, jejum e a EUCARÍSTIA, que é o ápice de toda devoção cristã. Um músico católico que não vai à missa, deixa de ser um músico católico, porque ela é o auge da espiritualidade católica. Jesus vem a nós para ser o alimento da caminhada, a força para o pecado e para transformar nossa vida de homem, em vida de filhos de Deus. Não há oração mais completa e mais eficaz.
 
Na medida em que a Eucaristia for o centro de sua vida e a Palavra de Deus for o farol de seu caminho e de sua atuação na única Igreja de Cristo, o ministério que Deus confiou a você dará frutos e frutos abundantes.
 
Quando entendermos bem o significado da missa, a consequência imediata será o desejo de participar dela todos os dias...
 
A missão a que somos chamados, não é fazer qualquer coisa e de qualquer jeito. É um compromisso de amor para com o próximo. Isto não se abraça espontaneamente. É a oração, na participação dos sacramentos – sobretudo da eucaristia, na entrega confiante nos braços de Deus, na escuta de Deus, no pedido de sua força, que vamos nos inserindo na missão e descobrindo o quanto é maravilhoso ser cristão.
 
Seu ministério é um sonho de Deus, que o inimigo deseja destruir, por isso convido a fixar-se na rocha firme, que é a ESPIRITUALIDADE, assim nada poderá derrotar este exército do Senhor. Com isso podemos pedir a Deus Pai que reconstrua a nossa espiritualidade, nos tornando autênticos pastores.
 
         Senhor nosso Deus, fonte e origem da salvação, faça sempre das nossas vidas um canto à vossa glória, a fim de que no céu não se cale jamais nosso louvor. Santa Cecília, rogai por nós.
 
Referências:
 
 - Bíblia Sagrada - Edição Jerusalém
 - Catecismo da Igreja Católica
- Livro em busca da perfeição do Prof. Felipe Aquino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário