quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como deve ser o ensaio do Ministério de Musica para o grupo de oração?

Por Pedro Henrique Alves, coordenador diocesano – MMA Sete Lagoas

Nós, ministros de música, devemos estar bem atentos à esta questão, uma vez que somos chamados à missão de evangelizar através da música.  
Estamos em ordem de batalha e como todo bom soldado devemos nos preparar usando as armas que nos foram dadas pelo Senhor para obtermos uma maior eficácia no Grupo de Oração ou em qualquer missão que Ele nos confia. Por isso, amados, é de suma importância a nossa fidelidade aos ensaios do Grupo de oração.

Vejamos a seguir alguns pontos para obtermos sucesso na nossa missão:

Nas reuniões de núcleo, que é onde acontece todo discernimento para o grupo de oração, o coordenador do ministério de música deve estar presente, para estar em sintonia com os demais servos do G.O, partilhando e vivendo todas as palavras e moções dadas no núcleo. Feito isto, é hora de nos reunirmos com os demais servos do ministério para o ensaio.

E como deve acontecer este ensaio?

No dia proposto para cada ministério devemos em primeiro lugar estar em oração para ouvir a vontade de Deus e é preciso analisar com sabedoria tudo aquilo que foi passado pelo núcleo palavras, moções, visões. A partir daí é que vamos escolher o repertório para o grupo de oração. Vale lembrar que esta regra é aplicada tanto aos que tem um ministério com vários instrumentistas quanto aos que são somente voz e violão.

Há realidades em que o animador do grupo não é membro do ministério de música, mas este deve ensaiar seus gestos e sua forma de conduzir. Ressalto aqui que apesar de ter uma pessoa na frente da animação é indispensável a participação ativa de todos os servos do Ministério de música.

Os vocalistas devem se preparar bem fazendo os exercícios de aquecimento vocal para evitar uma lesão nas cordas vocais e também não se esquecer de beber água durante o ensaio e no grupo.

Já os instrumentistas devem ter a liberdade e o discernimento para usar este dom a serviço dos outros e não de si mesmo. Deve-se tomar cuidado com o volume dos instrumentos para não superar a voz falada e cantada.

Quanto ao repertório, precisamos estar atentos à realidade da assembléia (se é um público jovem, misto ou mais idoso). Não tenha medo de trabalhar músicas antigas e de fácil compreensão; contudo, é sempre bom inserir novos cantos, sendo que estes devem ser bem ensaiados e trabalhados com o povo. E não se esqueça, dê preferência às canções do nosso movimento!

Segue abaixo algumas regras para o ensaio:

1 – Planejar o ensaio e dividir o tempo para cada coisa. Isto evita perdermos tempo e sermos infiéis à nossa missão.

2 – Escolha o horário e o tempo de ensaio. SEJA FIEL

3 – Escolha um local adequado e de acordo com sua realidade. Afinar os instrumentos antes do ensaio

4 – Manter o volume dos equipamentos de maneira que todos ouçam confortavelmente.

5 – Escolher corretamente os tons e o andamento de cada música. Grupo de oração não é lugar de exibicionismo e nem lugar pra fazer nossas vontades musicais acontecerem.

6 – O ensaio é o momento para se trabalhar cada música e tirar todas as dúvidas, consertar erros. Ensaie cada canção quantas vezes forem necessárias e seja fiel ao arranjo.

7 – Quando pegar uma música nova, escute a gravação e estude bem a letra para tocar e cantar de forma correta.

É necessário lembrar que o ensaio não pode acontecer somente em grupo, mas é fundamental que cada músico tenha um momento de ensaio pessoal.

Todos nós, ministros de musica, devemos estar continuamente em busca de uma vida de intimidade com Deus e constante vida de santidade. Somos espelhos e temos que refletir a imagem e semelhança de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deus conta conosco, meus irmãos, para espalharmos a cultura de pentecostes a todos os povos por isso sejamos fiéis à nossa Igreja, ao nosso movimento e ao nosso Grupo de Oração.

Que Jesus abençoe a missão de cada um e que pela intercessão de Santa Cecília, o Santo Espírito de Deus possa invadir a vida de todos nós nos dando ousadia e autoridade ao ministrar.

Paz e música a todos

Referencias:

-  Apostila 1- O Ministério de Musica no grupo de oração

Nenhum comentário:

Postar um comentário