quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Saber Falar, Saber Calar

Há quem, estando calado, seja tido por sábio, como se torna odioso quem é descomedido no falar.
Há quem se cale por não ter a resposta, e quem se cala porque sabe o momento certo de falar.
Quem é sábio mantém-se calado até certo tempo, mas o leviano e imprudente não esperam a ocasião.
Quem usa de muitas palavras será detestado; da mesma forma, quem arroga o poder para si injustamente.
Eclesiastico 20,5-8
  
Queremos nas nossas escolhas, sermos pessoas interiras de Deus?
Para sermos pessoas inteiras de Deus é necessário sermos pacientes e equilibrados, principalmente no momento crucial dos acontecimentos, onde nós, diante da situação que nos incomodou conseguimos não agredir o outro com nossas palavras; Por mais que a nossa vontade seja dar uma resposta “bem dada”.
Calar é uma virtude que precisamos cultivar sempre a cada dia. Sabemos que não é fácil, pois queremos colocar para o outro a nossa verdade e não fazemos mal; Porém quando é feito com delicadeza e doçura.
Existem pessoas que se machucam muito fácil e não é sempre que estamos dispostos a falar com doçura, então nos dias difícies o melhor é calar, do que agredir o outro com nossa franquesa. As vezes como falo, as vezes o que falo, as palavras e a forma de falar são responsáveis por um coração magoado. É preciso conhecer bem, para saber responder bem. Enquanto o conhecimento do outro não acontece, vamos exercitar o silêncio. De acordo com cada situação que se apresenta, conversemos com Deus e pedimos a ele, momento e palavras certas para assim responder bem aos que estão ao nosso lado.
Precisamos a cada momento nos decidir sermos de Deus. Que atitude Deus quer de nós diante dos momentos difícies?
Por mais complicado que possa ser, o que se apresenta, precisamos clamar a graça de uma boa conduta. Não queremos ser vistos como “estouradinhos” ou “pavio curto” , mas como pessoas equilibradas, que sabem agir nos momentos certos.
Deus quer nos dá essa graça, mas é preciso estarmos dispostos a lutar contra nós mesmos, contra aquele instinto que vem querendo “arrebentar” com tudo que está na nossa frente. Estamos dispostos a perder diante do irmão pra ganhar diante de Deus? As vezes procuramos tantas penitências pra fazer, e essa para nossa santificação já basta. Então nos empenhemos para sermos melhores diante de Deus.

Vamos rezar?
Guarda Senhor os meus lábios e a minha língua da calúnia e dos julgamentos.Toca-me com tuas mãos puras e converte o meu coração. Tenho pecado muitas vezes agindo assim, ajuda-me a cumprir esse propósito para contigo. É por ti Senhor, por amor a ti que eu me decido agir diferente daquilo que é o meu querer, a minha fraquesa, meus instintos egoístas. Dá-me um coração misericordioso para com o meu próximo. Retira de mim o orgulho e a prepotência. Quero ser melhor, Jesus, ajuda-me, ensina-me!
 
Maria Andréa / Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário