segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Entenda o significado da logomarca do Ano da Fé

Kelen Galvan
Da Redação, com Arquidiocese de Palmas

O Ano da Fé é um tempo próprio para redescobrir, aprofundar e viver a fé católica. Esse período foi aberto oficialmente pelo Papa Bento XVI no dia 11 deste mês com uma Santa Missa realizada no Vaticano.

Até o dia 24 de novembro de 2013, quando será encerrado o Ano da Fé, o Santo Padre propõe várias atitudes para os católicos crescerem nessa virtude, entre elas, estudar o Catecismo da Igreja Católica (CIC), melhorar o testemunho cristão e crescer em obras de caridade.

Uma logomarca vai acompanhar toda a trajetória do Ano da Fé, carregada de um significado próprio. Entenda cada parte deste logo:
No campo quadrado e com borda, encontra-se simbolicamente representada a nau, imagem da Igreja, que navega sobre águas sutilmente esboçadas.

O mastro principal é uma cruz que iça as velas. Estas por sua vez, realizam o Trigama de Cristo (IHS). E, ao fundo das velas, aparece o sol que associado ao Trigama remete à Eucaristia. 

sábado, 27 de outubro de 2012

"Dá-me tuas tristezas"

"É preciso ir até o Senhor, nós não podemos ficar em nós mesmos porque qualquer probleminha nos derruba. Temos de ser humildes em saber que não temos capacidade de resolver essas situações. Não seja orgulhoso, não seja prepotente, vá logo para o Senhor! Nós temos a tendência de achar que aguentamos, que somos fortes, que já passamos por tantas situações difíceis, quando, na verdade, é isso que nos deixa doentes. Corra para o Senhor, grite a Ele, não pare no problema, não pare no sofrimento, não pare na tristeza!" (trecho da pregação "Dá-me tuas tristezas" com Monsenhor Jonas Abib.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sejamos Luz para os Irmãos

"É preciso ser luz, porque onde há escuridão quando a luz entra as trevas se dissipam. Mesmo com sua fragilidade, uma vela, que se consome e se desgasta, ilumina. E você precisa ser como a vela: mesmo frágil consumir-se e se desgastar para que o Senhor seja cada vez mais conhecido e amado. E a luz já está dentro de você.
A luz de Cristo está dentro de você! Faça-a vir para fora, peça a Deus que essa luz venha à tona.
Deus o abençoe!" by Monsenhor Jonas Abib

Felicidades Mailma!


Hoje é um dia muito especial o aniversário da nossa coordenadora Mailma Lucena.
Desejar apenas a felicidade é muito pouco pra você que é uma serva fiel e que busca incansavelmente levar o evangelho da paz as pessoas através da palavra ou da oração...que Deus te abençoe e te presentei com tudo aquilo que você merece.
Parabéns que Jesus esteja sempre na sua vida te iluminando e abençoado dando paz e sabedoria. Felicidades!

      Te amamos em Cristo
       RCC Santa Luzia - PB

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Servir Deus com alegria

Você que é engajado e segue o chamado de Deus deve sentir essa satisfação e saber da alegria que é servir.
A palavra servir, em suma, significa ser útil para algo, ajudar. Somos todos chamados a servir, pois Deus nos criou com um propósito muito bem definido, e cabe a nós compreender que somos instrumentos nas Mãos Dele, e que devemos discernir qual a  Sua Vontade em nossas vidas.

O que Deus quer de você? Será que tem se esforçado para descobrir isso? Você se deixa ser um instrumento nas mãos do Pai? E se propõe a viver a vontade Dele? Para nós é muito difícil seguir esse ideal, até porque a nossa conversão acontece diariamente, assim como o serviço a Deus, que se concretiza em nossas escolhas e atitudes também feitas no dia-a-dia. Mas não podemos esmorecer pelo caminho, somos todos filhos de um Pai eternamente misericordioso, que não enxerga nossos erros para nos condenar... Deus sempre quer e sempre espera o melhor de nós‼

Se você já desempenha um serviço em que você se sente um instrumento, seja como catequista, cantor, leitor, pregador, coroinha, auxiliar de pastoral, ou se você é  vocacionado ao sacerdócio, à vida religiosa ou ao matrimônio,  seja SAL e LUZ para a Igreja, viva conforme a Palavra: "Proclamai o Evangelho à toda criatura". Alegre-se. Bendiga o nome do Senhor por seu ministério, pois muitos prodígios Ele ainda realizará. Confie no Senhor,  e sirva sempre com muita alegria. Porque Deus se alegra em ver seus filhos em paz e harmonia ao servi-lo. BENDITO SEJA DEUS.
 

O que significa servir?

Quem ama dá a vida pelos seus irmãos! O primeiro a dar esta prova de amor a todos nós foi Jesus. Essa atitude de dar a vida, que Jesus nos pede, se realiza no dia a dia, por meio dos pequenos gestos, procurando nos colocar a serviço dos irmãos.

A grande iniciativa está no exemplo que Jesus nos dá na Última Ceia, na qual lavou os pés dos discípulos
"para que, como eu vos fiz, também vós façais".

Servir significa tornar-se "Eucaristia" para os outros, partilhar de suas alegrias, sonhos, dores e tristezas. É colocar em prática a Palavra de Romanos 12,15:
"Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram".

Dar a vida pelo outro é buscar fazer a todos aquilo que gostaria que fizessem a mim. Assim, estaremos realizando o Evangelho de Jesus em nossa vida.


Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Se Deus está comigo, nenhum mal me atingirá!



Com o sempre a palavra de Deus nos convoca a nos preparar a comer do banquete que Ele nos convida.

A liturgia de hoje nos apresente os seguintes aspectos:

Hoje, se insiste no testemunho de mostrar em nossa vida o amor de Deus. A nossa tarefa e falar que o Deus da Vida está vivo e atua em nós. Sempre foi importante dar o testemunho, mas nos dias de hoje, o mundo quer um evangelho de morte e de idolatria. Não podemos viver com indiferença ao que Deus quer. Com isso, o nosso ser fica doente ao ver que a Palavra de Deus assim está em nós. Dar testemunho de Cristo não é fácil, pois o mundo nos seduz.

O mundo lhe ataca e quer lhe afastar de Deus, nos mostrando que temos problemas e por isso, muitas vezes, quanto mais perto se quer estar de Deus, mais problemas nos aparecem. Mudar de vida não é fácil, o mundo que lhe afastar de Deus, e vai te atacar.

Pensamos: “Se Deus está comigo nenhum mal me acontecerá.” Cuidado com esse pensamento! Pois as dificuldades fazem parte do seguimento a Cristo, mesmo que venham os problemas, Deus estará contigo!

Creia no projeto de salvação. Você e eu somos capazes de vencer, com a força de Deus os problemas que nos aparecem.

A segunda estratégia que o mundo nos dá é a sedução. Seduz e ganhar você, fazendo com que acredite que viver no mundo é ser feliz. Que te fazer com que você creia mais em você do que em Deus. O pecado é homicida, quem matar Deus em nós. Quem matar a nossa humanidade e com aquilo que Deus fez em nós. Você necessita da força do Espírito Santo! Quando nos distanciamos do Senhor, nada podemos fazer, mas com a força de Deus não a força que nos derrote! Não tenha medo do mundo, pois o Espírito Santo está em ti.

Abra o seu coração e deixe que Deus possa fazer de você um vitorioso. Ninguém que confiou no Senhor foi derrotado.

A experiência que o evangelho nos apresenta hoje é o pecado contra o Espírito, um pecado de morte, que pecado é esse? É a blasfêmia! Ou seja, fechar o seu coração a Deus, onde você confia mais em si mesmo do que em Deus. Cada vez que o homem fecha-se a ação do Espírito, blasfema.

Se você não abre o coração a graça não lhe alcança! Não permita que o mundo com sua sedução lhe tire de Deus. Abra-se ao Espírito Santo, pois Ele quer que sejamos felizes e será uma felicidade eterna!

Não deixe que o Espírito Santo lhe afaste da ação do Espírito Santo!

Precisamos de pessoas renovadas pelo Espírito Santo! Não há nada que convença mais alguém do que o testemunho!

Em Cristo somos mais que vencedores, já nos ensina São Paulo. Você que é cristão, pode ser considerado um homem ou mulher de Deus? Lembre-se é por seus frutos que Deus saberá.

Três tarefas para você: tenha a alegria de ser de Deus, seja obediente a Deus Pai e busque a solidariedade com os outros, sua tarefa é ajudar aos outros, assim como a parábola do bom samaritano. Lembre-se sempre haverá pessoas mais necessitadas que você!

Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2751&pre=7653&tit=Se%20Deus%20est%E1%20comigo,%20nenhum%20mal%20me%20atinger%E1!

22 de Outubro Festa do Betado João Paulo II


As três fontes para a cura interior



Vamos tomar a Palavra de Deus pois o contato com a Palavra de Deus nos torna felizes e curados.

Eu peço a vocês que abram o coração totalmente e deixem Deus fazer maravilhas. Você receberá o poder de Deus!
Abra sua Bíblia em Marcos 1, 40-45 – essa palavra representa uma das mais fortes fontes de cura interior para mim.

Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me." Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê curado." E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação: "Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho." Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.

O leproso está enfermo na sua relação com ele mesmo, na sua relação com as pessoas e também na sua relação com Deus.

Por que ele está doente na relação com ele mesmo? Imagine uma pessoa que tem lepra e como ela se sentiria com ela mesmo. Ela fica isolada. É uma pessoa que não se ama, que sente que não tem valor nenhum.

O leproso não se sente bem consigo mesmo, e ele acredita que Deus foi o pior para ele. Muitas de nós, podemos viver uma situação dessa, de sentirmos como um leproso, e até acharmos que Deus foi o pior para nós também.

Isso precisa ser curado, porque você é uma criatura de Deus. Precisa se olhar no espelho e louvá-lo. Você é criado pelas mãos de Deus e é aquilo de mais formoso que Ele fez.

O leproso, segundo o livro de Levítico, não podia aproximar-se de ninguém porque ele poderia contaminá-lo. Muitos de nós, acreditamos igualmente assim, nos sentimos distantes de nossos irmãos. Supomos que não somos iguais aos outros.

Temos que pedir a Deus que sare nossa relação com as pessoas, porque temos que reconhecer uns ao outros como irmãos. É certo que tem gente que não merece esse reconhecimento por causa de uma traição, ou porque nos fizeram mal etc. Eu tenho pessoas assim, mas ainda essas pessoas são meus irmãos e irmãs. E, se quisermos ser curados, precisamos aprender a amar e perdoar e a nos relacionar bem com essas pessoas.

Um dia eu li que o ressentimento é um veneno que eu tomo para que o outro morra. Essa parece uma atitude inteligente para você?
Quanto ao nosso relacionamento com Deus, é preciso buscá-Lo de coração.
Ao invés de se sentir longe de Deus por causa de sua enfermidade, você precisa buscar Deus e pedir que Ele cure sua enfermidade. Você até pode se afastar d'Ele, mas Ele nunca se afasta de você. Ele sempre vai querer te curar.

É importante prestar atenção na nossa relação conosco mesmo, nossa relação com os outros e nossa relação com Deus. Nós temos que revisar essas relações.

1ªcoisa - Você não vai ser feliz se você não se valoriza. Ninguém que não ame a si mesmo não tem como amar o outro. Amar não é mendigar, não é dependência emocional.
Para ser curado diante de Deus, ame o próximo como a ti mesmo. Por isso você precisa se amar.
Se questione: como está sua relação com você mesmo? Se você percebe que aí tem problemas, então é preciso investir em oração.
2ª coisa - Você tem que se perguntar como está sua relação com os outros, porque se o seu coração está cheio de rancor, mágoa, você tem que pedir a Deus que sane seu coração e te dê um coração limpo.
3ª coisa - Pergunte-se como está a sua relação com Deus, porque você não deve se sentir humilhado ou mesmo castigado por Deus. Ele nunca falha com você. Muitas vezes, uma pessoa pede aquilo que não convém e por isso Deus não dá. Ele te dará as coisas de acordo com a Sua vontade.

Muitos de nós, não queremos ter problemas, mas se você não tem problemas é bem provável que você já esteja morto. Os problemas são sinais de que estamos vivos. Benditos problemas!

O leproso, levando seu problema, foi até Jesus.
Quanto mais longe do Senhor, mais enfermo você ficará. Você precisa se aproximar do Senhor.

Depois de se aproximar do Senhor, o leproso se ajoelhou. Isso é uma atitude de reconhecimento, de adoração, de que Ele é mais importante que tudo. Ajoelhar-se é uma postura corporal para reconhece-Lo como Senhor. Enquanto você não reconhece-lo como Senhor você ficará doente.

Se aproxime de Deus, se ajoelhe, reconheça-O como Senhor, e então, suplique a Deus, você mesmo, o que precisa.

A força da oração



Nós sabemos e cremos que tudo é possível para aquele que crê e que tudo pode ser mudado pela oração! No entanto, muitos não conseguem tempo para rezar um terço, para unir a família em oração e para ler a Bíblia. E o pior: Muitas pessoas têm vergonha de Deus! Por isso as coisas vão de mal a pior.

Contudo, para reverter essa situação, tudo vai depender somente de você. Se os outros não querem rezar, disponha-se a fazê-lo e reze você! Nade contra a maré! A Palavra de Deus nos diz que, além dos Anjos de Deus, existe uma multidão de espíritos malignos, de anjos decaídos – que por serem desobedientes e rebeldes – estão também ao nosso derredor. Por isso, irmãos, esta [Palavra de Deus] nos ensina: ''Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos'' (Efésios 6,18).

Não podemos continuar inertes e passivos diante das situações. Isso quer dizer que devemos orar se estivermos alegres ou tristes, com dívidas ou não, desempregados ou bem empregados, chateados ou felizes por causa dos filhos, maridos, chefes; enfim, seja como for, a única coisa que devemos fazer é rezar em todas as circunstâncias. E ''perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos'', nestes dias de forma especial.

"De fato, é preciso que perseveres para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que Ele prometeu" (Hebreus 10, 36).