quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

 O que os carismáticos levam para casa desse ENF 2015?


altParticipantes do Encontro Nacional de Formação da Renovação Carismática Católica do Brasil, que aconteceu nos últimos dias 21 a 25 de janeiro, em Aparecida/SP, falaram sobre as graças que vivenciaram durante esses dias de experiência com Deus. Eles levam para casa, além da formação e direcionamentos para o Movimento, o reavivamento, o desejo de conversão, e uma certeza: servirmos a um Deus apaixonado.
Para a angolana Dulce Esperança, do Grupo de Oração Arca da Aliança, esse ENF trouxe uma visão ampliada sobre a Renovação Carismática e sua missão. "O que eu vou levar para Luanda é que nesse momento tenho uma nova visão do que é Renovação Carismática Católica. Nos momentos em que estávamos suplicando o Espírito Santo, pedi ao Senhor: dê-nos uma nova visão para uma nova evangelização. O Espírito Santo vai renovar os corações da Renovação Carismática, não só no Brasil, mas a nível mundial", contou.
Silmara Santos da Silva, do Grupo de Oração Raízes de Jessé, de Manaus/AM, relatou que as formações tocaram seu ministério e que espera poder levar tudo o que aprendeu para sua região. "Eu vou levar daqui do ENF e da Escola Nacional de Dança e Teatro, que tive a alegria de participar, muita coisa boa para minha diocese e meu estado. Um momento marcante foi a pregação do Monsenhor Jonas Abib. Ele falou muitas coisas que me fizeram refletir como missionária, como artista. Agora me sinto uma artista carismática verdadeiramente", revelou.
Já para o jovem Breno Oliveira Borges, da cidade de Franca/SP, participante do GOU Providência Divina, foram dias de encontro com o amor de Deus, em especial nas formações dos workshops em que participou. "Esse é o primeiro ENF que eu venho. Foi uma experiência muito gratificante, um encontro com o amor de Deus como nunca antes. Voltei ao primeiro amor", disse o jovem músico.
Quem também relatou sua experiência foi o Padre Marco Antônio Leal, da Paróquia Santa Terezinha, da cidade de Campo Bom/RS. Para ele, a missão de espalhar a Cultura de Pentecostes inflamou sua alma. "Levo uma missão, a missão de espalhar a Cultura de Pentecostes, tão pedida ultimamente pela Igreja, especialmente pelo nosso amado Papa Francisco. Ele mesmo que pediu à Renovação que revivêssemos esse chamado de levar a todos da Igreja o batismo no Espírito Santo. Levo para casa o desejo de continuar no Espírito", concluiu o sacerdote.

Música e cifra oficiais do tema 2015 estão disponíveis para download- PORTAL OFICIAL DA RCC BRASIL


alt
Já está disponível para download a música oficial do tema do Encontro Nacional de Formação 2015. O áudio oficial possui o nome “Corações ao alto”, com Letra de Juninho Cassimiro, Música de Juninho Cassimiro, produção musical, Márcio Costa e você faz o download no link abaixo. Na opção MÚSICAS, Buscar.
http://www.rccbrasil.org.br/portal/download

 

Definida a programação do XIII Retiro de Carnaval 2015



A Renovação Carismática Católica da Paróquia Santa Luzia já definiu a programação do XIII Retiro de Carnaval. O retiro ocorre entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2015 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

O tem do Retiro 2015 é "Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo" (Gl, 5-16a). Na programação haverão pregações, adorações ao Santíssimo Sacramento e missas. No dia 17 o Bloco Buscai ao Senhor sairá pelas ruas de Santa Luzia animado pelo Ministério de Música Vida Nova.

Entre os pregadores estão Rennê Martins e Ivonete Garcia – Ministério de Pregação 
da RCC Campina Grande e os Padres Elias Ramalho (Santa Luzia), Maurício Sandro (Santa Luzia) e Carlinhos Araújo (Campina Grande).

Paraíba encerra 3ª edição do Jesus no Litoral

Duzentos e sessenta jovens participaram da terceira edição do Projeto Jesus no Litoral na Paraíba. O evento, promovido pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica, teve sede na cidade de João Pessoa e aconteceu entre os dias 03 e 11 de janeiro com o objetivo de anunciar o amor de Deus nas praias, praças e ruas da capital paraibana e cidades circunvizinhas. Além das missões, aconteceram momentos de pregação, formação, Santa Missa diária, louvor, apresentações do Ministério de Artes, fraternidade e evangelização para crianças.
Nesta edição, o projeto contou com jovens de todas as cinco dioceses do estado e teve a presença de Acássio Dutra, presidente da RCC PB, Julianne Leiros, presidente da RCC Arquidiocese da Paraíba, coordenadores diocesanos do Ministério Jovem e membros da equipe estadual da RCC, entre eles Maxwell Bruno, coordenador estadual do Ministério Jovem.
Vitória Cardoso da Diocese de Guarabira partilha que o que mais a marcou foi o momento de adoração. "Naquele dia eu estava muito perdida, sem sentido algum e depois daquela adoração eu saí diferente, com tudo mudado, com um coração novo", diz. Ela afirma também que o que mais a surpreendeu foram os resultados da evangelização. "Chegamos a muitas casas e vimos a alegria que as pessoas tinham em nos receber para falar sobre o amor de Deus, víamos um brilho no olhar surgir, um sorriso no rosto e percebíamos como uma simples conversa, um simples 'Jesus te ama' pode mudar a vida de uma pessoa", acrescenta.
Ramon José, da Arquidiocese da Paraíba, fala sobre as consequências da missão na sua vida. "Para mim foi uma experiência nova onde pude contemplar o novo do Senhor sobre minha vida, sobre minha história. Essa terceira edição foi muito surpreendente, cada momento foi único e perfeito", ressalta.
Para Maxwell Bruno, coordenador estadual do Ministério Jovem, o JNL 2015 superou suas expectativas. "Deus me surpreendeu de forma única. Nas próximas edições desejo que o projeto esteja consolidado e produza os frutos necessários para o Movimento", afirma.
Neste ano, de 20 a 28 de junho, acontecerá o Projeto Jesus no Sertão, uma extensão do Jesus no Litoral que acontecerá na cidade de São João do Rio do Peixe, diocese de Cajazeiras. A próxima edição do Jesus no Litoral já tem data marcada: 02 a 10 de janeiro de 2016.
Por Ministério de Comunicação Social RCC PB

ENF2015 encerra com sentimentos de gratidão e alegria

altA Santa Missa de encerramento do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios 2015 ficou marcada pela alegria, gratidão e compromisso firmados com Deus. A celebração foi presidida por Dom Bernardino Marchió, bispo da diocese de Caruaru/PB e presidente da comissão de juventude da CNBB.
No começo da missa, Dom Bernardino cedeu a palavra ao bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, Dom Darci José, que saudou a todos que estavam presentes. Dom Darci fez um convite a toda a Renovação Carismática Católica para que no ano do Jubileu de Ouro da RCC e dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida se reúna para dar graças a Deus junto à Mãe Aparecida.
Dom Bernardino seguiu com a liturgia envolvendo-os todos na essência do evangelho. Na homilia, o bispo citou a passagem: “segui-me e eu vos farei pescadores de homens”. Com sinceridade, Dom Dino afirmou que não gosta muito de pescar pois acha uma atividade monótona, porém o Senhor o chamou para ser pescadores de homens”.alt
Desta forma, o presidente da celebração conduziu sua fala orientando os carismáticos à paciência de pescador. “Precisamos ter a paciência de pescador para sermos pescadores de homens”, afirmou o bispo falando dessa necessidade para o exercício da evangelização.
O bispo de Caruaru orientou que, em primeiro, deve-se colocar o sim a Deus, pois sem essa resposta não será possível fazer nada. “É preciso dar o sim a Deus, se não, como eu vou servir esta Igreja?”, indagou Dom Bernardino que ainda exortou a todos dizendo: “quem toca o coração é Jesus, não somos nós”, reconhecendo que é Deus quem faz tudo.
Ao final da celebração, Dom Bernardino passou a palavra à presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Zavaris, que se dirigiu a todos os participantes e equipes de serviço.
altCerimônia de Encerramento
Tomada a palavra, a presidente do Conselho Nacional começou os agradecimentos demonstrando toda a sua alegria pelo desenvolvimento do ENF 2015. Katia agradeceu ao bispo de Caruaru pela participação no encontro, mas também agradeceu por todo apoio e acolhida no Encontro Nacional de Jovens (ENJ) que aconteceu em Pernambuco.
A presidente do Conselho Nacional agradeceu a todos os participantes, às equipes de serviço e dioceses do Vale do Paraíba que cederam os servos para ajudarem no encontro, o Conselho Nacional e todo o Escritório Nacional. Katia também agradeceu aos mebros da RCC que vieram de outros países, como os do Peru, Paraguai, Inglaterra, Portugal e Angola.
Para encerrar as atividades, o Ministério Jovem preparou um flash mob, terminando com alegria a edição de 2015 do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios. 

Projeto ‘Nossa Vida em Missão’ é lançado no ENF

Um dos momentos da tarde do sábado (24), foi o lançamento do novo projeto da RCCBRASIL, o ‘Nossa vida em Missão’. Gilliard Rocha, membro do Conselho Nacional, foi o responsável por apresentar a novidade aos participantes do ENF.
A RCCBRASIL mantêm atualmente a Missão África, em Uganda, e a Missão Marajó, no Pará. Além das atividades missionárias, existe também o Escritório Nacional, com todas as despesas. Todas essas ações são custeadas por meio da colaboração dos carismáticos de todo país que contribuem através dos boletos e doações espontâneas.
Com o novo projeto, quem já colabora poderá continuar a fazendo normalmente. Quem ainda não contribui é então chamado a se cadastrar. A partir de agora, todas as doações serão direcionadas para apenas o ‘Nossa vida em Missão’ já que todos os demais projetos estarão reunidos nele sendo então beneficiados por ele. Como forma de partilha, os Estados também receberão uma parte dos recursos.
Gilliard explicou os significados da identidade visual do projeto. “’Nossa vida’ é porque quando nós encontramos com Jesus nossa vida se transforma. ‘Em Missão’ é porque se conhecemos e somos apaixonados por Jesus nós precisamos falar dEle a todos”.
A mão presente na arte remete à mão de Jesus e à mão de todos os carismáticos. O coração simboliza a doação de nosso coração a Ele. A cruz de Jesus lembra-nos da salvação e por fim, a chama de Pentecostes. “Tudo isso tem um significado muito especial. É aquilo que somos e aquilo que Deus quer de nós. Seu Grupo de Oração pode chegar ao Marajó! Pode chegar à África. Estamos em unidade”, destacou Gilliard.
Durante o ENF, os coordenadores estaduais e diocesanos receberam um kit com dez folders explicativos do projeto; carta-resposta para cadastro; camiseta e DVD. Material que deverá ser utilizado nos eventos para que carismáticos de todo Brasil conheçam o projeto.
Algumas vantagens especiais foram preparadas para quem se cadastrar. Além de ajudar na evangelização, o colaborador terá descontos especiais em todo material da Editora RCCBRASIL, nos cursos do IEAD e nas inscrições dos eventos nacionais e estaduais. Todas as pessoas que aderirem receberão em casa a Revista Renovação. A partir de julho deste ano, a revista que é bi-mensal, passará a ser mensal.
O único projeto da RCCBRASIL que não entrará no projeto Nossa vida em Missão é a Sede Nacional, por questões práticas de controle e transparência de todos os recursos que entram na obra. Com isso, o boleto da ‘Nossa Casa, Nossa Bênção’ continuará sendo enviado sendo um projeto específico.

FONTE: http://www.rccbrasil.org.br/institucional/index.php/artigos/1024-projeto-nossa-vida-em-missao-e-lancado-no-enf-

ENF 2015

Identidade do carismático é tema da última pregação do ENF 2015


altNa manhã do domingo (24), Michelle Moran ministrou a sexta e última pregação da edição 2015 do ENF: “Se vivemos pelo Espírito, sejamos carismáticos”, tema que abordou a questão da identidade, não do Movimento, mas de cada carismático individualmente.
De início, Michelle avisou para que cada um se preparasse para o novo de Deus que viria a partir do ENF. Ela lembrou da fala do papa Bento XVI em 2008. O Santo Padre disse que um dos elementos positivos da RCC é a importância que dá aos carismas e dons do Espírito Santo.  “Ele nos disse que os méritos da RCC está em relembrar a Igreja da realidade dos dons. Acho que temos que levar essas palavras a sério. Nós estamos nos movendo pelos dons do Espírito Santo?”, questionou.
De acordo com a presidente do ICCRS, é preciso crescer no exercício dos carismas e cuidar para não se sentir confortável com a vida carismática. “Corremos o risco de institucionalizar os carismas. Às vezes, nos nossos Grupos são sempres as mesmas pessoas que profetizam toda semana. Temos que estar abertos para o crescimento dos carismas. Não podemos restringir”, alertou.
altA pregadora também falou sobre a necessidade de se estar inserido na comunidade, formando assim, o Corpo da Igreja. Daí a importância de fortalecer os Grupos de Oração, que são onde os carismas são liberados e nutridos. “Tenho medo de que as pessoas parem de desejar os dons. Não se pode escolher. Você vai pregar, você vai ser do Ministério de Cura. Nós estamos distribuindo dons, mas é Deus quem distribui!”, chamou a atenção.
E ela seguiu sua exortação: “Amigos, não levem alguém para que um grande nome da RCC reze por ele. Reze você mesmo! Não escute somente profecias de pessoas famosas. Escute as que o Senhor diz a você. Deus não quer que sejamos seguidores de carismáticos famosos. Ele quer que sejamos 100% católicos e 100% carismáticos”.
Em seguida, Michelle convidou a todos para que iniciassem um momento de louvor, no qual Deus derramou seus dons sobre os participantes. Michelle confirmou que o Senhor estava dando um novo tempo, um novo lugar à Renovação Carismática Católica. “Nós não estamos mais no deserto. Receba as coisas novas para que você possa evangelizar onde for preciso. Vamos realmente acreditar que há uma nova unção”, finalizou.